top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Carvalho

10 dicas para melhorar sua Apresentação de Slides, segundo expert do TED

Atualizado: 30 de out. de 2020



TED, comunicação

Aaron Weyenberg é o responsável pela área de UX (eXperiência do Usuário) no TED, fundação norte-americana sem fins lucrativos que promove e divulga palestras sobre diversos temas. Para Weyenber, a qualidade visual não é o único componente importante para uma apresentação de sucesso.

No blog do TED, o especialista compartilhou as 10 dicas para fazer uma apresentação de slides eficaz. Confira.

1. Pense nos slides por último


Construir seus slides dever ser o último processo de um projeto de apresentação. Primeiro pense na mensagem principal da apresentação, estruture seus pontos, pratique e cronometre a fala. Após isso, inicie a construção dos slides. A apresentação precisa se sustentar por si mesma, os slides são só algo que você coloca por cima dela para melhorar a experiência da plateia.

2. Criar um visual consistente


Em um bom conjunto de slides, cada slide se sente como parte da mesma história. Isso significa usar um conjunto único de fontes, cores e imagens em todos os seus slides.

3. Pense nas transições entre os tópicos


No entanto, não vá longe demais. Apesar da importância da coerência visual, é preciso tomar cuidado para não deixar os slides parecidos demais entre si. Uma sugestão é usar um estilo para os slides que tratam do conteúdo e outro, ligeiramente diferente, para aqueles que servem como a transição de assuntos. Por exemplo: fundo claro com texto escuro para conteúdo e fundo escuro com texto claro para marcar a transição do assunto. A ideia é comunicar visualmente à plateia que os assuntos estão mudando.

4. Se tratando de texto, menos é sempre mais


Um coisa que se deve evitar é adicionar muito texto no slide, principalmente quando o que está escrito também será falado em voz alta. Se houver um monte de palavras em seu slide, você está pedindo para seu público dividir a atenção entre o que estão lendo e o que estão ouvindo. Isso é muito difícil para um cérebro fazer, e compromete a eficácia de ambos, do texto e suas palavras. Se é impossível suprimir textos, uma dica é projetar o texto na tela progressivamente, ponto a ponto.

5. Use fotos que melhorem os significados


Elas ajudam o que esta sendo dito a ressoar na mente do seu público Nas apresentações de Weyenberg, predominam fotos simples, mas impactantes. Procure fotos que (1) fale fortemente o conceito do que esta falando e (2) não sejam complexas. Pode ser uma metáfora ou não, mas deve ficar clara para o público que esta olhando para ela.


TED slides

E agora algumas dicas táticas…

6. Pegue leve com efeitos e transições


Os aplicativos de criação de apresentações veem com muitos efeitos e transições. A maioria deles não fazem muita coisa para melhorar a experiencia de quem assiste, ou seja, são só animações sem propósito algum. Se precisar usá-los, selecione os mais sutis e mantenha consistência.

7. Use máscara para dirigir a atenção nas imagens


Quando precisar destacar algo em uma foto, pode usar uma grande seta. Ou você poderia fazer o que eu chamo de máscara.


weyenberg, design

Exemplo de máscara utilizada por Weyenberg para mostrar novos designs de página, principalmente quando não quer que o público veja todo o projeto até terminar de falar sobre os componentes individuais do mesmo.

DICA > Este design pode ser conseguido no PowerPoint com a ferramenta Forma e o recurso de formatação Combinar Forma, disponível a partir da versão 2013.

8. Aproveite as imagens grandes


Algumas vezes o tamanho da imagem supera os limites do slide, como é o caso de uma página web. Ao invés de cortar ou escalar a imagem para um tamanho menor que cabe na tela da apresentação, utilize o recurso de deslocamento vertical que ambos softwares possuem (PowerPoint e Keynote)

9. Para vídeos não use o autoplay


É super fácil inserir vídeo em uma apresentação. Mas quando você deixa o vídeo em autoplay, ao avançar o slide pode demorar um pouco para o programa realmente executar. Na tentativa de iniciar logo, você pode avançar o slide novamente o que fará ir para o próximo slide. Para evitar isto, defina o vídeo para executar ao próximo clique. Assim você terá controle previsível para início do vídeo.

>> Esta dica eu uso sempre.

10. Exiba gráficos simples


Quase sempre os gráficos desenvolvem uma sensação desagradável nas apresentações, somente por se mostrarem complexos demais. Você pode redesenhá-lo no aplicativo de apresentação nativo. Isso pode parecer como um trabalho desnecessário, e poderia ser para os seus propósitos, mas pode realmente fazer a sua apresentação mais consistente, clara e objetiva. E ainda, você terá controle sobre cores, fontes, e muito mais. Aqui estão alguns exemplos .


slides TED


slides TED

Gostou das 10 dicas do expert do TED?



Nós aplicamos todas elas em nossas criações e também levamos para os alunos de nossos cursos.



1.052 visualizações
bottom of page