5 Dicas Fáceis de PowerPoint para Poupar Seu Tempo


Crie apresentações duas vezes mais rápido com essas dicas de PowerPoint que economizam tempo e depois que aprender não conseguirá deixar de usá-las.


O tempo é precioso. Tempo é dinheiro. OK, vou parar; não quero ficar aqui com frases clichês. Mas o fato é que esta difícil administrarmos tantas informações e responsabilidades dentro do tempo que temos, concorda?

Estamos sempre em busca de pequenas maneiras pelas quais podemos administrar melhor o nosso tempo. Uma das minhas favoritas é encontrar recursos dentro das ferramentas que utilizo para trabalho que me poupam ações, geram o mesmo resultado e, consequentemente, faço mais em menos tempo. Chega de blá-blá-blá e vamos ao conteúdo deste post.

Abaixo, você encontrará minhas cinco dicas favoritas que utilizo todos os dias ao elaborar apresentações no PowerPoint. Se você é um usuário do PowerPoint, e ainda não as conhece, marque esta página até que essas dicas rápidas estejam arraigadas em seu cérebro. Em pouco tempo, você estará criando suas apresentações mais rapidamente do que fazia antes.

Atenção: Observe que essas dicas se aplicam ao PowerPoint 2016 para Windows.

Localizar e Substituir Texto

Esta é tão simples, mas muitas vezes podemos esquecer se não estamos usando o PowerPoint regularmente. Digamos, por exemplo, que você precisa alterar todas as instâncias de uma palavra ou frase em sua apresentação.

Na guia Página Inicial, no grupo Edição, escolha Substituir.


No campo Localizar, insira o texto que deseja substituir.

Ex.: 2016

Em seguida, no campo Substituir por, insira o texto que utilizará como substituição.

Ex.: 2017

Se quiser acompanhar cada processo de alteração clique em Localizar próxima, ou, se tiver certeza de todas alterações, clique em Substituir todas.


Pincel de Animação

A animação desempenha um papel importante na dinâmica de seus slides. No entanto, é importante que proporcionem uma sensação consistente ao longo de sua apresentação.

Ao animar elementos diferentes em um slide você irá, na maioria das vezes, querer que todos façam o mesmo. Animá-los todos de forma individual pode ser muito demorado, mas com o Pincel de Animação, você pode essencialmente copiar e colar animações para qualquer elemento instantaneamente. Veja como é simples.

Selecione o objeto que possui o efeito de animação que deseja copiar.

Na guia Animação, no grupo Animação Avançada, clique em Pincel de Animação.


Observe que ao lado do seu cursor irá aparecer um pincel.

Localize o elemento que receberá a cópia da animação e clique sobre ele.

Dica adicional: dê um duplo clique sobre o Pincel de Animação para replicar para mais de um elemento. Ao finalizar clique ESC ou fora do slide para sair do modo de cópia.

Duplicando Objetos e Slides

Agora, a menos que esta seja a primeira vez que você abriu o Microsoft Office, você provavelmente já está ciente sobre Copiar e Colar (CTRL + C, em seguida, CTRL + V). Isso funciona exatamente da mesma maneira no PowerPoint.

Um atalho menos conhecido é o DUPLICAR.

Imagine que você terminou um slide e quer fazer outro slide similar. É mais rápido duplicar o slide do que começar do zero, certo? Isso você já deve saber fazer. Mas poucos conhecem o atalho no teclado que economiza tempo. Veja.

Com o slide selecionado coluna lateral (esquerda), pressione CTRL + D.

Isso funciona também para qualquer objeto do slide.

Selecione o objeto e pressione CTRL + D.

Mova o novo objeto para onde ele precisa estar.

Pressione CTRL + D novamente para criar uma terceira cópia.

Observe que a distância entre os objetos 2, 3 e sucessivos, será automaticamente igual à distância entre o objeto 1 e 2.


Conseguiu? Quando você está criando muitos e complicados slides, este atalho economiza muito tempo.

Agora, você observou essas linhas que aparecem entre os objetos da imagem acima? Você sabe o é? Essa é a nossa próxima dica.

Guias Inteligentes

É sempre muito importante manter o alinhamento aos objetos do slides, que conferem organização e clareza.

As Guias Inteligentes acompanharão o espaçamento entre os objetos, para que você possa manter distâncias iguais.

Na guia Exibir, clique em Mostrar e, em Configurações do Guia, assegure-se de que "Exibir guias inteligentes quando as formas estiverem alinhadas" seja assinalado.



Distribuindo Conteúdo Uniformemente

Se você tiver várias formas, ícones ou imagens que deseja distribuir uniformemente em um slide, você pode arrastá-los manualmente para onde eles precisam estar, e guias inteligentes irão ajudá-lo a garantir que todos eles sejam equidistantes.

No entanto, existe um atalho que pode poupar um pouco de tempo, especialmente em slides com muitos objetos.

Selecione todos os objetos que deseja distribuir uniformemente.

Na guia Formatar (ativada após seleção), no grupo Organizar, em Alinhar, selecione Distribuir Horizontalmente ou Distribuir Verticalmente, como precisar.

Os objetos serão agora distribuídos uniformemente entre o primeiro e último selecionado.

Todas opções de alinhamento nos auxiliam muito na organização dos objetos no slide, com apenas um clique, acostume-se a utilizá-las.


Há muitos outros atalhos no PowerPoint que aceleram o processo de design quando você esta criando uma apresentação, mas esses cinco usamos frequentemente. Utilize também estas dicas. Em breve prometo que trago muitas outras.


127 visualizações

ShowOn

 

Especialista em Design de Apresentações Profissionais

Design  |  Treinamentos  |  Consultoria

Links Úteis

Siga-nos

43  99127-7032

ShowOn  |  2020   Todos os direitos reservados.