Buscar
  • Elis Carvalho

O Porquê da Comunicação Visual

Atualizado: há 5 dias



O que faz você lembrar melhor, o que você OUVIU, LEU ou VIU?

Você ficaria surpreso em saber que pelo menos 75% de nossa aprendizagem ocorre através da informação visual (Teoria da Dupla Codificação de Allan Paivio’s -1971) e, que o visual aumenta a "fixação" dos nossos conteúdos por mais de 50%!!

Mas, até que ponto nos lembramos mais?

Aqui vai uma imagem para você não se esquecer.


A pesquisa mais atual sobre esse fenômeno é chamada Efeito de Superioridade Pictórica (https://en.wikipedia.org/wiki/Picture_superiority_effect). O que descobrimos é que nosso aprendizado e memória são fortalecidos quando usamos várias partes do nosso cérebro. Quando os recursos visuais são usados para representar ou aprimorar uma ideia, nosso cérebro vai trabalhar decodificando, recuperando o conhecimento prévio dessa visão, anexando-a ao que estamos ouvindo ou lendo, e então arquivando-o mais eficazmente em nossa memória. Essa assimilação visual eleva até 50% do poder de processamento do nosso cérebro, que é o que o conduz à nossa memória.

Analise o que ocorre com as crianças. Elas aprendem em um ritmo rápido, porque elas dependem muito da função visual do cérebro (lembra das ilustrações do alfabeto?). Em algum momento e lugar ao longo do caminho, alguém decidiu que, a uma certa idade, não precisávamos mais de imagens para aprender, mas descobrimos que à medida que ganhamos experiência de vida, os adultos também aprendem mais rápido, com mais eficiência e com maior memória quando os elementos visuais acompanham o conteúdo. Isso ocorre porque nossos caminhos neurais sabem onde armazenar o novo conteúdo a ser assimilado com o conhecimento existente.


Ver é acreditar. Viu a ideia? Você poder ver o que estou dizendo? Somos criaturas visuais e reagimos às imagens. Você pode inundar meus ouvidos com palavras por uma hora e provavelmente eu me lembraria de pouca coisa do que disse; mas se me mostrasse visualmente o que esta me falando, provavelmente economizaria umas quinhentas daquelas palavras. E o mais impressionante é que, depois de ver eu me lembrarei por muito mais tempo, como nos mostra a pesquisa de Edgar Dale acima.

_Espere, o que você esta me dizendo? Uma imagem pode substituir tantas palavras assim? Então pare de falatório que em breve não me lembrarei quase nada do que acabei de ler aqui.

Em qualquer oportunidade que tiver de usar um recursos visuais vá em frente e use, porque as imagens são motivadores incrivelmente poderosos.

Confira também as dicas sobre o uso de infográficos nas apresentações aqui.

Lembre-se, Comunicação Visual é a chave para uma apresentação impactante! "O que eu ouço, eu esqueço; O que eu vejo, eu me lembro; O que eu faço, eu entendo. " - Antigo provérbio chinês, às vezes atribuído a Confúcio


114 visualizações

ShowOn

 

Especialista em Design de Apresentações Profissionais

Design  |  Treinamentos  |  Consultoria

Links Úteis

Siga-nos

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

43  99127-7032

ShowOn  |  2020   Todos os direitos reservados.