Buscar
  • Elis Carvalho

Design de Tabelas | Melhores Práticas

Atualizado: Set 16

É bem provável que, se você faz apresentações de resultados, em algum momento precisa apresentar aquela tabela extensa, com fontes pequenas para caber no slide, estou certa?


Elaborar o design de tabelas é uma tarefa bem interessante quando você entende que pode aplicar melhorias em legibilidade e estética. Parafraseando Edward Tufte, muitas vezes, quando criamos uma tabela de dados, aprisionamos nossos dados atrás de uma parede de linhas de grade. Em vez disso, podemos deixar os próprios dados formarem a estrutura que ajuda a legibilidade, fazendo melhor uso do alinhamento e dos espaços em branco. E acredite, vai ficar incrivelmente melhor!


Compartilho aqui com você algumas dessas melhorias possíveis.



TABELAS TRADICIONAIS


Começo com uma tabela formatada de forma semelhante a uma dessas opções disponíveis no Excel que, assim como as opções de gráficos, não contribuem muito para uma legibilidade e estética visual profissional.





Assim como acontece com nossos gráficos, em vez de "enfeitar" nossas tabelas devemos eliminar. Algo a se ter em mente em relação às tabelas é que o design deve assumir um papel secundário, permitindo que os dados fiquem em primeiro plano.



MELHORES PRÁTICAS


Para ilustrar como Menos é Mais eficaz, atraente e impactante, criei essa sequência de exemplos com melhorias progressivas.


Perceba como os dados se sobressaem mais do que os componentes estruturais da tabela.



Ao exibir tabelas mais eficientes, claras e fáceis de entender, você melhora muito a experiência visual de quem precisa analisar e compreender o conjunto de dados.


As tabelas podem parecer chatas (muitas vezes necessárias) para serem inseridas em sua apresentação, mas são elementos ricos em dados que valem cada minuto de pensamento de design que podemos aplicar a elas.


Importante saber: as tabelas interagem com nosso sistema verbal, o que significa que nós as LEMOS.


Por fim, não confie totalmente nas opções de formatação oferecidas pelos programas, apesar de ajudar em muitos casos apenas poluem. O importante é sempre aplicar as decisões de design concientes.



Gostou das dicas? Queremos sempre ajudar!


😉



19 visualizações

ShowOn

 

Especialista em Design de Apresentações Profissionais

Links Úteis

Siga-nos

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

Design  |  Treinamentos  |  Consultoria

43  99127-7032

ShowOn  |  2020   Todos os direitos reservados.