É bem provável que, se você faz apresentações de resultados, em algum momento precisa apresentar aquela tabela extensa, com fontes pequenas para caber no slide, estou certa?
Elaborar o design de tabelas para suas apresentações pode ser uma tarefa bem interessante quando você entende que é fácil aplicar melhorias em sua estética e legibilidade. Parafraseando Edward Tufte, muitas vezes, quando criamos uma tabela de dados, aprisionamos nossos dados atrás de uma parede de linhas de grade. Em vez disso, podemos deixar os próprios dados formarem a estrutura que ajuda a legibilidade, fazendo melhor uso do alinhamento e dos espaços em branco. E acredite, vai ficar incrivelmente melhor e sua audiência vai perceber que tem algo diferente, mais profissional.
Compartilho aqui com você algumas dessas melhorias possíveis.
TABELAS TRADICIONAIS
Começo com uma tabela formatada de forma semelhante a uma dessas opções disponíveis no Excel que, assim como as opções de gráficos, não contribuem muito para uma legibilidade e estética visual profissional.
![](https://static.wixstatic.com/media/46a7fd_6225385187c34ee2939c4940443d09ff~mv2.png/v1/fill/w_980,h_300,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/46a7fd_6225385187c34ee2939c4940443d09ff~mv2.png)
Assim como acontece com nossos gráficos, em vez de "enfeitar" nossas tabelas devemos eliminar. Algo a se ter em mente em relação às tabelas é que o design deve assumir um papel secundário, permitindo que os dados fiquem em primeiro plano.
MELHORES PRÁTICAS
Elimine a saturação de cores
Exclua as bordas ou minimize a cor
Escolha uma fonte contemporânea e legível para o ambiente que será apresentada
Adicione ênfase aos dados mais importantes
Alinhe texto à esquerda, números, valores percentuais e monetários à direita
Alinhe títulos das colunas com dos dados
Ajuste espaçamento entre colunas
Elimine redundância de informações
Insira espaços entre linhas de categorias
Limpe campo de valores - Ex. R$ | pode ser adicionado junto ao título da coluna correspondente
Para ilustrar como Menos é Mais eficaz, atraente e impactante, criei essa sequência de exemplos com melhorias progressivas.
Perceba como os dados se sobressaem mais do que os componentes estruturais da tabela.
![sequencia visual de exemplos de aplicação de melhorias de design em uma tabela](https://static.wixstatic.com/media/46a7fd_dae44b02fa554d6aa1a5bca4b134513f~mv2.gif/v1/fill/w_980,h_551,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,pstr/46a7fd_dae44b02fa554d6aa1a5bca4b134513f~mv2.gif)
Gif: Melhorias de Design sugeridas
Ao exibir tabelas mais eficientes, claras e fáceis de entender, você melhora muito a experiência visual de quem precisa analisar e compreender o conjunto de dados apresentados.
As tabelas podem parecer chatas (muitas vezes necessárias) para serem inseridas em sua apresentação, mas são elementos ricos em dados que valem cada minuto de pensamento de design que podemos aplicar a elas.
Importante saber: as tabelas interagem com nosso sistema verbal, o que significa que nós as LEMOS.
Por fim, não confie totalmente nas opções de formatação oferecidas pelos programas, apesar de ajudar em muitos casos apenas poluem. O importante é sempre aplicar as decisões de design conscientes.
Gostou das dicas? Qual delas você pretende aplicar em seu próximo design? Comente abaixo.
A SHOWON pode ajudar você a elevar o nível e a qualidade de suas apresentações.
Potencialize suas apresentações para alcançar experiências de sucesso.
Oferecemos suporte com Design e Treinamentos, demonstrando que uma apresentação impactante vai além de um PowerPoint bonito, proporcionando resultados significativos.
Entre em contato conosco, certamente conseguiremos nos entender.
Obrigado por compartilhar (: