top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Carvalho

Apresentação maçante, ninguém merece


O apresentador subiu no palco confiante, relaxado e preparado. Iniciou a apresentação contando a divertida piada de um executivo que morreu enquanto tentava defender-se de fornecedores famintos. O público já tinha sido conquistado e sorria para ele, enquanto os smartphones estavam guardados.


Tudo corria bem até que o apresentador pegou o controle do projetor e começou a mostrar seus slides. Em menos de um minuto grande parte dos participantes estavam com seus smartphones na mão e, certamente, pensando em outras coisas.

Esta clássica situação não é difícil de acontecer e, sempre nos leva a entender que as pessoas precisam se adaptar às novas formas de comunicação que estão hoje disponíveis no mercado.

As apresentações tradicionais viraram somente um apoio a ser seguido pelo apresentador e que, na maioria das vezes, não conhece suficientemente o conteúdo de seu discurso. Quando faz uso de slides “infoxicados” (gíria para excesso de informações no slide) a audiência fica olhando para uma coisa, mas pensando em outra – completamente diferente – e sem ouvir nada do que está sendo dito no palco. Até a própria pessoa que está falando deixa de se ouvir porque foca a atenção na tela.

Felizmente, como muitos outros vícios de comunicação, esse hábito também pode ser mudado. Mas para que isso aconteça é necessário uma autoanalise para identificar os pontos que precisam ser melhorados – sua expressão corporal? Verbal? Seus slides? Temos muitas bibliografias de qualidade sobre apresentações e oratória, além de tanto conteúdo informativo internet afora.

Para melhorar o design de seus slides, deixo como sugestão a leitura do livro Apresentação ZEN: Ideias sobre o design de apresentação, de Garr Reynolds. A obra é repleta de conselhos sobre como preparar o conteúdo que será exposto e transmiti-lo ao público. Segundo o autor, bons discursos são como conversas, as quais devem fluir naturalmente e manter as pessoas conectadas.


Veja algumas das dicas de Reynolds e que você pode utilizá-las para realizar melhores apresentações:

• Prepare sua apresentação longe de um computador, fazendo anotações em papel;

• Utilize sempre que possível imagens para ilustrar o slide. Provavelmente serão as únicas coisas das quais o público lembrará;

• Evite o máximo o uso dos marcadores. E quando necessário limite o tamanho da lista a quatro, que não compromete o tamanho da fonte;

• Conheça profundamente o conteúdo sobre o qual discutirá. Ensaie antes, sozinho, com alguém da família. Assim, transmitirá muito mais confiança e credibilidade à sua audiência.

E para finalizar:

Comprometa-se com sua apresentação.

Uma experiência mais dolorosa do que ter aturar uma apresentação maçante é fazer uma apresentação maçante. Se um conceito merece ser apresentado, então merece ser apresentado de forma efetiva. Invista um pouco de seu tempo, busque focar no objetivo principal e principalmente, respeite o tempo de sua plateia. Isso pode fazer toda a diferença no resultado que obterá.


Este post foi útil para você? Comente abaixo.


 



A SHOWON pode ajudar você a elevar o nível e a qualidade de suas apresentações.


Potencialize suas apresentações para alcançar experiências de sucesso.


Oferecemos suporte com Design e Treinamentos, demonstrando que uma apresentação impactante vai além de um PowerPoint bonito, proporcionando resultados significativos.


Entre em contato conosco, certamente conseguiremos nos entender.






71 visualizações
bottom of page