Com certeza você já presenciou apresentações com excesso de texto nos slides e deve ter percebido o quanto são ineficazes para este tipo de comunicação visual, uma vez que passam a ser uma comunicação textual.
Sempre que presencio uma destas sessões, confirmo a realidade de que muitas pessoas não sabem o que fazer quando se deparam com muito texto para expor, ou pelo menos acreditam que precisam expor.
Todos nós já fizemos ou ainda fazemos. Organizamos os textos de acordo com a fala, porém, na maioria das vezes com exagero de palavras, sem agregar muito valor à ideia central do slide.
Quem nunca?
Se você estiver adicionando muitos textos em suas apresentações, é hora de eliminá-los.
Por quê?
Porque a atenção de qualquer audiência está diminuindo cada vez mais. A overdose de informações e estímulos visuais a qual estamos submetidos diminuiu consideravelmente a atenção e foco de todos. Provavelmente você vivencia isso também!
Slides com muito texto conduz a dois cenários possíveis:
➡ o apresentador ficará tentado a ler em voz alta – neste contexto o discurso fica previsível, a audiência se entedia, e a apresentação pode ser um fiasco.
➡ a audiência lê por conta própria e se desconecta do que está sendo falado – neste contexto a apresentação perde o fluxo dinâmico da comunicação, como deveria ser.
Em seu livro “The Elements of Style”, o autor Willian Strunk Jr. diz
“uma frase não deve conter palavras desnecessárias, um parágrafo não deve ter frases desnecessárias...Isso exige não que o escritor faça todas as frases curtas ou evite os detalhes, mas trate o assunto em linhas gerais, e que cada palavra comunique“.
Cada palavra comunique quer dizer – cada palavra deve merecer estar ali.
Não há regras oficiais de quantas palavras um slide deve conter. Para uma apresentação presencial, você precisa de palavras suficientes para fazer uma exibição confortável, servindo de apoio ao seu discurso e para seu público acompanhar as informações. É preferível que os slides sejam concisos e compostos de palavras-chave ou, no máximo, breves sentenças.
Tenho aqui 5 DICAS que ajudarão você a economizar algumas palavras e contribuirá no processo de atenção e transmissão de suas informações.
Escreva textos tão sucintos quanto uma manchete de jornal
Sentenças longas devem disparar como um sinal de aviso, alertando você para alterar a estrutura das frases. Veja como a estrutura da frase pode reduzir a contagem das palavras.
EXTENSO: Todos nós temos ideias o tempo todo e por traz de uma real oportunidade tem sempre uma ideia, mas nem todas as grandes ideias são boas oportunidades de negócios. (29 palavras)
CONCISO: Todo tempo temos ideias, que podem expor uma real oportunidade. Nem todas grandes ideias são boas oportunidades. (17 palavras)
Olhe um jornal e verá que uma manchete não é uma oração completa. A gramática diz que uma oração deve conter um sujeito e um verbo. Normalmente, uma manchete omite as partes do discurso que formam orações completas: artigos (o/a, os/as), conjunções (e, mas, ou), e preposições (de, para, por, entre), assim como acontece com os títulos dos slides.
O motivo das manchetes serem escritas neste estilo reduzido é que menos palavras podem ser aumentadas (princípio de contraste), realçando a legibilidade e, numa página com várias manchetes o leitor é capaz de identificar a que mais lhe interessa.
Evite a Voz Passiva
Voz passiva é quando o objeto da frase é invertido para se tornar o sujeito.
Os livros foram lidos pelos alunos.
Os relatórios de orçamentos foram arquivados pelo departamento de compras.
Por causa da estrutura fraca do verbo, você provavelmente usará mais palavras do que o necessário. A voz ativa, por outro lado, oferece frases mais concisas.
Os alunos leram os livros.
Departamento de compras arquivou os relatórios de orçamentos.
Elimine a Redundância
Salvo algumas situações onde a repetição das ideias principais são necessárias para assimilação, muitas palavras repetidas não precisa estar ali no slide em sua grande maioria. , Eliminar a redundância de palavras reduz o estresse visual (excesso) e comunica objetivamente a mensagem.
Exemplo:
Redundante
Título do slide : O processo de Empreender
Subtítulo: Fases do Processo de Empreender:
Corpo: Marcadores com a fases.
Neste exemplo, podemos simplesmente transformar o subtítulo em título já eliminamos um texto redundante.
Conciso
Título do slide : Fases do Processo de Empreender
Corpo: Marcadores com a fases.
Não escreva exatamente como vai falar
É habitual as pessoas inserirem textos da mesma forma que desejam se comunicar verbalmente.
Veja nos itens a seguir algumas características mais importantes dos empreendedores.
ou
O que ficou concluído da nossa última reunião:
ou
Podemos dizer que com isso que vamos superar a safra do ano passado
Além de ficar extenso, corre o grande risco de você ler o texto e cair no cenário citado um pouco atrás. Mesmo que não se sinta totalmente seguro para falar em público, é importante que perceba que quanto mais texto, mais provável de você se perder quando olha para a tela.
Após redigir o texto, LEIA EM VOZ ALTA
Leia em voz alta sua frase ou sentença. Se perceber que esta engasgando em algum ponto, é provável que esteja prolixo(longo).
Reveja a estrutura e as palavras utilizadas. Com certeza você fará substituição ou eliminação de palavras que não mereciam estar ali.
Ao fazer o uso destas 5 DICAS em suas apresentações, você conseguirá simplificar os textos dos slides, sua comunicação visual será não apenas enxuta, mas terá mais impacto, clareza e engajamento.
Lembrando: Mantenha o que importa, exclua o que se repete ou não contribui.
É importante lembrar que nem todos os textos no slide precisam ser falados. O fluxo dinâmico da comunicação visual com slides é isso, a audiência capta a ideia-chave na tela e o apresentador discorre a informação que deseja transmitir.
Gostou das dicas? Qual delas você pretende aplicar em seu próximo design? Comente abaixo.
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