top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Carvalho

PowerPoint FULL HD | Como Configurar



Frequentemente me perguntam sobre qual tamanho ideal ou correto de configurar o tamanho do slide numa apresentação do PowerPoint.


É certo, com tantas opções de tamanhos de tela, essa dúvida faz bastante sentido para aqueles que procuram excelência em suas apresentações.


A escolha do tamanho do slide é a primeira coisa que você deve, ou deveria se preocupar. Salvo aqueles que usam templates (modelos) da empresa que, geralmente já estão em tamanho Widescreen (1280px x 720px).












Há muitas dúvidas sobre os dimensionamentos "Padrão" e Widescreen" disponíveis no PowerPoint. Eu escrevi o post "Devo Usar Slide Tamanho Padrão ou Widescreen" , onde explico em detalhes as diferenças na hora da projeção.

Aqui vamos falar sobre uma dimensão pouco explorada e divulgada no Brasil que é a resolução FULL HD, ou seja 1920px X 1080px.


Dispositivos de Alta Resolução X Widescreen Padrão

É comum ouvimos sobre qualidade FULL HD (Full High Definition quality) para TVs e vídeos. Projetores mais novos também possuem esta resolução de saída.

Já sabemos que uma apresentação do PowerPoint no tamanho Widescreen padrão é de 1280px x 720px, então se o dispositivo possuir uma resolução de saída maior estaremos utilizando uma qualidade inferior, certo?

Isso é um problema?


Não necessariamente. Quando você executa uma apresentação do PowerPoint configurada com a dimensão menor que o dispositivo de saída tem, geralmente, o equipamento faz o ajuste para o slide ser exibido corretamente dentro da área de tela, ampliando ou reduzindo.


Porém, quando você conhece o equipamento que irá apresentar e já sabe que ele tem a saída de vídeo de 1920x1080, aproveite e configure seus slides para esta resolução aproveitando ao máximo uma exibição com qualidade.


E ao contrário? Posso ter slide em Full HD e exibir em telas ou projetores que não tem essa resolução de saída?


Se a proporção da tela for a mesma, 16:9, tudo bem, mas se houver diferença na proporção pode dar ruim, como explicamos no artigo "Devo Usar Slide Tamanho Padrão ou Widescreen"

Entendido esses pormenores, vamos ao passo-a-passo.


Configurando o PowerPoint em 3 Passos

Se seu objetivo e deixar sua apresentação em Full HD, ou seja, 1920x1080, será necessário fazer a configuração manual, tendo em vista que o programa não possui esta resolução nas opções disponíveis.


janela de opções de tamanhos de slides

PASSO 1

Clique na guia Design e, em seguida Tamanho do Slide e selecione Tamanho do Slide Personalizado.


guia Design ativa mouse selecionando opção Tamanho de slide Tamanho do Slide Personalizado

PASSO 2

Na janela de configuração de tamanho que se abre, vamos configurar nossa apresentação para 1920x1080.


Para isso, você deve inserir esses valores nos campos Largura e Altura.


Vamos lá?

Em Largura digite o valor 1920px, exatamente como mostra a imagem abaixo.


Pressione a tecla TAB. O cursor irá avançar para o campo Altura. Observe que o programa faz a conversão, tendo em vista que a versão português utiliza a configuração de tamanho em centímetros.

PASSO 3

Agora digite o valor de 1080px no campo Altura.


Pressione TAB, e da mesma forma, o valor será convertido em centímetros.

Clique em OK.


Pronto! Sua apresentação agora é FULL HD!

Veja no Vídeo o Passo a Passo e um Comparativo de Tamanhos.


Este post foi útil para você? Comente abaixo.


 



A SHOWON pode ajudar você a elevar o nível e a qualidade de suas apresentações.


Potencialize suas apresentações para alcançar experiências de sucesso.


Oferecemos suporte com Design e Treinamentos, demonstrando que uma apresentação impactante vai além de um PowerPoint bonito, proporcionando resultados significativos.


Entre em contato conosco, certamente conseguiremos nos entender.





11.938 visualizações
bottom of page