top of page
Buscar
  • Foto do escritorElis Carvalho

6 Coisas que uma Apresentação Bem-Feita diz sobre Você


Uma apresentação revela muito sobre uma pessoa, é o que dizem os estudos da psicologia comportamental e neurociências.


Você já imaginou todos os efeitos positivos que poderia produzir nas pessoas apenas melhorando a qualidade de suas apresentações?


Se estiver bem-feita, você pode deixar uma ótima impressão e levar seu público (seja ele seu gestor ou um grande número de pessoas) a saber que você é criativo, estratégico, e mais importante, sabe se comunicar com profissionalismo, uma habilidade que te destaca nos dias atuais. Se não está bem-feita, pode ter o efeito oposto. Eles podem perceber que não se preocupou com o conteúdo, que não foi cuidadoso o suficiente, ou mesmo que desperdiçou o tempo deles. E claro, sabemos de que lado queremos estar! Mas pra chegar a um resultado eficiente e satisfatório há uma grande desafio: tudo isso DÁ TRABALHO! Pode ser difícil motivar-se a encontrar o tempo, ou colocar mais esforço criativo para fazer uma apresentação verdadeiramente surpreendente. "Quem se importa? Serão somente 15 minutos.", Você pode se questionar.

Então, aqui, quero te contar os seis motivos porque você deve colocar uma atenção especial, afinal, o resultado sempre vale a pena! É surpreendente. SIMPLES ASSIM! Então, aqui, vamos dizer seis motivos porque você deve colocar uma atenção e esforço necessário. Afinal, o resultado sempre vale a pena! É realmente gratificante.

6 coisas que uma apresentação bem elaborada informa inconscientemente ao seu público

1# Você Presta Atenção aos Detalhes


Pensamos muito quando estamos elaborando uma apresentação. Apresentações bem-feitas requerem uma grande atenção aos detalhes, e atentar-se a cada detalhe realmente impressionará seus espectadores.


Pode ser difícil fazer as coisas funcionarem de forma coesa, e esse é um dos grandes "avisos" para saber como detectar uma apresentação mal preparada, apressada ou simplesmente meia-boca. Existem muitos elementos que precisam trabalhar bem juntos, o que requer muita atenção aos detalhes.


Existem alguns elementos que acredito serem os mais importantes.


Paleta de cores. A escolha certa da cores e seu uso em toda a apresentação transmite a uma aparência de consistência, coesão. Quando as cores não funcionam bem juntas (falta de contraste, fora do tema), ou mudam ao longo da apresentação, é um grande erro que demonstra amadorismo.

Escolha da Fonte. Use duas ou três fontes legíveis, fáceis de identificar a hierarquia e trabalharem bem juntas. Slides legíveis é um detalhe que atua diretamente no subconsciente de sua audiência informando que aquela comunicação visual está organizada.

Princípios de Design. O mais importante de tudo! Você pode não saber fazer animações que, a princípio imagina que dará impacto ao seu conteúdo, mas todo seu conteúdo precisa ter Design Visual.

2# Você é Interessante e Legal


Um produto, serviço, projeto que tem uma apresentação atraente, faz você parecer muito legal! Isso é sério. No mundo business, as pessoas respeitam e admiram outras pessoas que se preocupam com a criação de coisas legais, incríveis, e se seus slides são legais, você também é.


Então, uma apresentação bem-feita demonstra que você tem bom gosto, senso e estilo.

A exigência aqui é que você conheça um pouco de design de apresentações, saber o que funciona e o que não funciona. É um conhecimento super valioso de se ter nos dias de hoje, porque te ajudará além das apresentações, ajudará a perceber o mundo diferente.


Fazendo isso, você se diferenciará dos estilos tradicionais e se destacará na multidão. Em um mundo farto de slides cheios de texto, marcadores, cores nada a ver, uma apresentação maravilhosamente elaborada diz ao mundo que você é contra coisas chatas e ultrapassadas.

3# Você é Divertido


Conseguir inserir um pouco de humor em seu conjunto de slides cria uma conexão emocional e transmite personalidade.


Claro, isso não é possível para todos os assuntos, então veja se funciona com o tom da mensagem que deseja transmitir. Vale a pena analisar profundamente seu conteúdo e ver se consegue injetar um pouco de humor - você ganha GRANDES pontos se conseguir fazer as pessoas rirem! Elas vão admirá-lo por isso e também associarão esses traços a você.

4# Você é Estratégico e Cuidadoso


No outro extremo das coisas, colocar cuidado na organização e no fluxo da apresentação dará outra vibe - que você é estratégico e cuidadoso.


Bons slides são bem organizados e fluem naturalmente.


Uma das melhores coisas que você pode fazer para um bom fluxo de sua apresentação é cortar o dispensável. Se não é relevante para a seu objetivo, não precisa estar lá - confie nisso, seu público vai perceber e gostar. Então, cuidado com o que você decide incluir!


Em algumas apresentações cabe fazer um estilo de índice, ou agenda como muitos estão acostumados. Isso demonstra organização, orientando cada parte do conteúdo. Poderá também facilitará a localização e o retorno a um slide se você precisar, em vez de clicar infinitamente por não lembrar onde está.


As pessoas ficam com a impressão de que o conteúdo era claro, fácil de entender e fluiu naturalmente do início ao fim. Como resultado, você imprimirá a imagem - de que é atencioso, bem organizado e que também assim é em relação a outros aspectos profissionais.

5# Você sabe ser objetivo


No mundo acelerado de hoje, as pessoas estão mais ocupadas do que nunca. Quando precisam ir a uma reunião, palestra, sabem que estão dispensando um tempo valioso em que poderiam trabalhar em tantos outros projetos. Então: não desperdice o tempo de sua audiência!


As pessoas procuram respostas rápidas - sem confusões, sem desvios. Elas querem saber qual é o problema, qual solução você tem. Querem saber como o negócio, o projeto está indo e o que pode ser melhorado, resolvido. Quando você tem uma apresentação clara e concisa, está dizendo que entende isso e está dando a elas o que querem.

6# Você é Inovador


Todos nós já assistimos apresentações tradicionais o suficiente para criar uma aversão a elas. Muitos provavelmente reconhecerão os TEMAS padrão do PowerPoint à primeira vista, e revirará os olhos àqueles slides com parágrafos de texto - ou, pior ainda, muitos marcadores


Não faça isso! É suicídio criativo!


Quando você elabora seus slides sem modelos (Templates), está dizendo que sabe como pensar de forma criativa. Em outras palavras, você sabe como pensar fora do slide.



Em minha experiência com treinamentos e no desenvolvimento de apresentações para empresas constato diariamente os resultados positivos citados acima.


Vários clientes já relataram suas felizes experiências quando chegam para apresentar seu negócio a algum prospect e saem da reunião com elogios ao visual da apresentação.


Certa vez, uma aluna comentou em sala _Fazer uma apresentação bem-feita me traz empoderamento. Até então, eu nunca tinha pensado dessa forma, mas é real. Quando você sabe que está bem-feita sente mais confiança, motivação e não tem como seu público não perceber.


__________________________________________________________ Concluindo...

Concordamos. O trabalho que envolve a criação de uma apresentação bem-feita pode parecer assustador. Transmitir uma mensagem no mundo saturado de hoje pode ser tão difícil. Você imagina estar gritando a plenos pulmões, mas todos ao seu redor também estão gritando. Você não precisa de um megafone, precisa de outra maneira de se diferenciar!

Apresentações são uma grande parte do mundo dos negócios, e levar informações relevantes, organizadas e atrativas é uma importante e valorizada habilidade de comunicação nos dias atuais.



Este post foi útil para você? Comente abaixo.


 



A SHOWON pode ajudar você a elevar o nível e a qualidade de suas apresentações.


Potencialize suas apresentações para alcançar experiências de sucesso.


Oferecemos suporte com Design e Treinamentos, demonstrando que uma apresentação impactante vai além de um PowerPoint bonito, proporcionando resultados significativos.


Entre em contato conosco, certamente conseguiremos nos entender.





172 visualizações
bottom of page